terça-feira, 1 de janeiro de 2013

COMENTÁRIO SOBRE OS SEMINÁRIOS - 17/12/12

Na última aula do componente Abordagens autobiográficas foram realizados seminários centrados em discussões acerca das histórias de vida e os estudos auto-biográficos como metodologia em diferentes abordagens de investigação científica no campo da educação, na concepção de vários estudiosos desta temática.
A história de vida possibilita o sujeito voltar ao passado, trazê-lo para o agora de forma mais clara (re)experimentá-lo, ressignificando momentos negativos ou positivos de sua vida que de algum modo contribuíram para sua formação pessoal ou profissional. Para que seja possível uma compreensão maior da formação do sujeito, este método vem sendo usado em memoriais acadêmicos ou de formação e desta forma buscando o seu reconhecimento. Conforme Souza (2008, p. 44)
Apropriar-se e pensar a formação, focadas nos memoriais, configura-se como fator preponderante para o entendimento das trajetórias formativas, uma vez que abordam dimensões pessoal e profissional da vida do sujeito, compreendendo as influências referentes às escolhas que são feitas no decorrer da vida. Só assim, analisando o percurso, no sentido de desvendar o profissional que nos habita, e que desejamos ser, é possível conhecer a própria historicidade e dar sentido às experiências vividas, ressignificando conhecimentos e aprendizagens experienciais.
Na visão de Josso (2007) a narração das experiências traz o sujeito como autor e ator do que aprendeu, sua forma de tomar decisões, seus interesses, seus valores e seus anseios.
A relevância deste método se traduz na centralidade do sujeito no processo de formação, evidenciando a sua subjetividade e singularidade.   Seus questionamentos contribuem para uma aprendizagem reflexiva acerca do seu projeto de vida pessoal e profissional.

REFERÊNCIAS:

SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)Biografia, Identidades e Alteridade: Modos de Narração, Escritas de si e Práticas de Formação na Pós-graduação. Ano 2, Volume 4 – p. 37-50 – jul-dez de 2008.


JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

Um comentário: